TEMPERAMENTO

O Samoieda é um amigo fiel e capaz de tudo para estar na companhia de seu dono. Porém o apego às pessoas não significa submissão a elas. O Samoieda aceita bem a liderança humana, mas esta sempre pronto a assumir ele próprio a liderança, podendo ser muito teimoso os vezes. Caso esse comportamento ocorra, o dono precisa deixar claro sua liderança sobre o cão, se mostrando firme e seguro.

Não é agressivo, tem um comportamento calmo, carinhoso e dócil, porém possui personalidade forte. Pode-se ter um samoieda em apartamentos, desde que seu dono o leve a passear todos os dias. É um cão extremamente curioso e gosta muito de brincar. Aprende com facilidade. Talvez devido à sua longa convivência com humanos é um animal perfeito para companhia, não sendo um destruidor, desde que esteja com companhia e receba atenção da sua família humana, serve perfeitamente para apartamentos e casas. Sempre muito atencioso com o seu dono quer receber essa atenção de volta. Também de adapta muito bem com crianças.
Sua inteligência pode ser um desafio ao dono, acostumado no passado a resolver e tomar decisões por si mesmo para o bem do seu dono, protegendo ele dos lobos e retornando ao ambiente humano. A vida nas tribos nômades do passado reflete no caráter de hoje. Um dos reflexos mais evidentes é o fato de que o Samoieda, nas tribos nômades, dormia com seu dono e filhos, a fim de aquecê-los no rigoroso inverno siberiano, isso determinou, nos dias de hoje, uma forte tendência a querer se abrigar na cama do dono, para um Samoieda, esse é o lugar mais confortável e seguro em todo o mundo. Se esse comportamento for indesejado, deve ser desencorajado desde filhote.

Amarre um Samoieda no quintal e ignore-o e terá um cão difícil de tratar, ele precisa da companhia do dono, só assim se sente feliz, ame-o, leve-o a passear com você e ganhará seu respeito e amor incondicionais.
 

PERSONALIDADE
O Samoieda tem um sentido afiado e conhece quando você esta triste, feliz, quando realmente você o ama, somente tolera ou não gosta, e ele fará o possível para corresponder ao seu amor.

É um cão que gosta de ‘conversar’ com seu dono, pedindo as coisas ou reclamando, e pode contar que seu nariz estará embaixo da sua mão quando ele quiser carinho, ou seu focinho apertará sua perna quando quiser atenção.

HÁBITOS RUINS
Todo cão tem seus hábitos ruins, e o Samoieda não é uma exceção. Ele é um cão de trabalho, e como tal gosta de atividade, ação e atenção. Eles podem ficar entediados se não tiverem nenhuma atividade para fazer, eles cavam, de fato são excelentes cavadores pôr natureza aprofundando na neve para proteção contra os ventos frios em sua terra nativa. Podem, portanto fazer buracos no jardim, mas se pegos em flagrantes e falar com voz zangada, eles saberão que o que fizeram não foi apreciado.
Quando o Samoieda se sente negligenciado pelo dono, comumente destrói algum objeto de estima, para chamar a atenção, e fica, como se castigasse o dono por não ter dado a ele o devido carinho.
 

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

O Samoieda é um cão de características nobres até mesmo quando filhote, assemelhando-se a um ursinho polar, sempre alegre, brincalhão, muito amistoso na integração com crianças, astuto, gentil, extremamente adaptável, guardião, é um cão muito obediente e fiel ao dono. Apresenta exímios hábitos de higiene, e aprendem com facilidade a rotina da casa, sem dúvidas é o mais limpo de todos os cães.

Sua pelagem é dupla, com subpêlo macio, curto, espesso, cerrado e lanoso, e o pêlo é maior e mais áspero, reto e eriçado. Forma uma juba maior nos machos, em torno do pescoço e ombros.

Necessita de uma ou duas boas escovações semanais, para a remoção de pêlos mortos, principalmente nas épocas de muda, gestação das fêmeas e na permanência de sua cor (branca).

Sua cor é branco puro, branco e biscoito, creme e biscoito ou todo biscoito.

O Samoieda não possui glândulas subcutâneas e, portanto, não exala nenhum odor característico de cães.

Como cão de trabalho, na aparência geral o Samoieda deve ter uma figura bonita, harmoniosa, alerta e forte, com agilidade, dignidade e graça.

Seu porte é médio, corpo moderadamente curto, musculoso, substancioso e resistente. Ele apresenta uma expressão sorridente, peculiar, que os cinófilos chamam “Sorriso de Samoieda”.

Considerado pela maioria dos criadores do mundo como a raça mais bela de todos os cães, é possivelmente a mais dócil de todas.

CUIDADOS EXIGIDOS
• samoiedas são econômicos, pelo fato de não terem odores comuns entre os cães, os banhos podem ser mensais, até mesmo bi ou trimestrais. A sua pelagem abundante e farta é de fácil manutenção com escovadas regulares e não deve ser tosada jamais pois serve de proteção ao animal.

• Essa raça é muito resistente e não adoece com facilidade, gastos com remédios são raros. Porém o acompanhamento de um veterinário é fundamental, ao menos uma vez por ano, afim de manter a vacinação sempre em dia.

• Oferecer uma ração super premium garante um bom desevolvimento ósseo, muscular e articular, e ainda mantém o pêlo com brilho e menor queda. A ração é a única fonte de alimento do cão, portanto, é fundamental oferecer uma ração de boa qualidade, para evitar futuros gastos e transtornos com veterinários e remédios.

• Original de regiões frias, muito se questiona sobre a sua estabilidade nos trópicos. Porém, o Samoieda soube se adaptar às alterações sofridas que, muito sutis, resultaram apenas na troca de pelo nas mudanças de estação, que é a redução do subpêlo durante o calor. Jamais ocorreram mudanças estruturais a ponto de afetar sua saúde. Sua pelagem não tem apenas função de aquecê-lo, pois reduz a influência das variações externas em seu organismo, ajudando-o a manter estável a sua temperatura física.
 

Canil Lord Blanc - Santo André/SP
Telefones: (11) 49911675 // (11) 84979359 // (11) 81214781
E-mail: canillordblanc@canillordblanc.com.br